Gatilhos Mentais: como utilizar para o crescimento no Setor de Vendas

Quando se trata de crescimento no setor de vendas, os gatilhos mentais podem fazer toda a diferença.

Eles podem ajudar a aumentar as taxas de conversão, aumentar o ticket médio e até mesmo aumentar a fidelidade dos clientes.


O que são Gatilhos Mentais

Gatilhos mentais são os estímulos recebidos pelo cérebro humano, que influenciam na tomada de decisão. Ele pode ser ativado em uma pessoa, através de um ou mais dos cinco sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar.

Para estratégias digitais, por exemplo, os mais comuns são a visão (imagem) e audição (som).

A combinação desses sentidos, pode se tornar essencial na ativação de um gatilho mental, que desperte o desejo de compra de um serviço ou produto.

Para o Setor de Vendas, é importante entender a importância destes gatilhos para usá-los nas negociações, pois se torna uma poderosa arma na geração de resultados.

Existem muitos gatilhos mentais diferentes que podem ser usados para o crescimento no setor de vendas. Aqui estão alguns dos mais populares:


Gatilho da Escassez

Um dos gatilhos mentais mais poderosos é o da escassez. Se as pessoas acreditam que um produto ou serviço é escasso, elas se sentirão mais inclinadas a comprá-lo.

Por exemplo, digamos que você tem um produto que está em alta demanda. Se as pessoas pensam que o produto está se esgotando, elas se sentirão mais inclinadas a comprá-lo imediatamente.

Você pode usar esse gatilho mental para o crescimento no setor de vendas, fazendo com que seus clientes se sintam como se tivessem que agir rapidamente. Isso pode ser feito criando um senso de urgência em seus anúncios ou ofertas especiais.


Gatilho da Reciprocidade

O gatilho da reciprocidade é outro gatilho mental poderoso. Basicamente, isso significa que as pessoas tendem a querer retribuir qualquer favor que lhes seja feito.

Por exemplo, se você der um presente a alguém, essa pessoa se sentirá inclinada a retribuir o favor. Se você fizer uma boa ação para alguém, essa pessoa tenderá a fazer o mesmo por você.

Você pode usar esse gatilho mental para o crescimento no setor de vendas, oferecendo a seus clientes algo de valor, como por exemplo, um material relevante de maneira gratuita, antes de pedir qualquer coisa em troca. Assim, ele tende a sentir o compromisso da reciprocidade, se dispondo a se aproximar da marca, conversar com você e, quem sabe, comprar o seu produto ou serviço.


Gatilho da Prova Social

Outro gatilho mental poderoso é o da prova social, ou seja, o fato de as pessoas serem influenciadas pelas ações e opiniões de outras pessoas.

Por exemplo, se muitas pessoas estão dizendo que um produto é bom, as outras pessoas tenderão a acreditar que também é. Se muitas pessoas estão comprando um produto, as outras pessoas tenderão a pensar que também devem comprá-lo.

Você pode usar esse gatilho mental para o crescimento no setor de vendas, mostrando aos seus clientes o que outras pessoas estão dizendo sobre seus produtos ou serviços. Isso pode ser feito através de depoimentos de clientes, análises de produtos e até mesmo compartilhando comentários positivos que você encontrar nas mídias sociais.


Gatilho da Autoridade

O gatilho da autoridade é outro gatilho mental poderoso. Basicamente, isso significa que as pessoas tendem a seguir as pessoas que elas percebem como autoridades no assunto.

Por exemplo, se você é um especialista em um determinado campo, as pessoas tenderão a acreditar em você e seguir seus conselhos. Se você tem uma posição de liderança em uma determinada organização, as pessoas também tendem a acreditar em você e seguir seus conselhos.

Você pode usar esse gatilho mental para o crescimento no setor de vendas, mostrando aos seus clientes que você é uma autoridade no assunto. Isso pode ser feito através de mídias sociais, blog posts, artigos, palestras, etc.


Gatilho da Coerência

O gatilho da coerência é baseado no desejo de demonstrar coerência nas ideias e atitudes, evitando cair em contradição, mantendo coerência nos posicionamentos.

Este gatilho é muito valorizado socialmente, facilitando nas escolhas:  uma vez que se decide por um caminho, basta seguir a mesma direção, sem precisar ponderar tudo a cada decisão.

Os consumidores gostam de ter a certeza de que seus desejos serão atendidos e de que, se algo der errado, terão um suporte de qualidade.

Assim, os consumidores precisam sentir que a marca com a qual estão em contato é empenhada e coerente no discurso e que o seu produto ou serviço atenderão às expectativas.


Conclusão

Os gatilhos mentais são ferramentas poderosas que podem ser usadas para o crescimento no setor de vendas.

Se você os usar de forma inteligente, sempre com ética e respeito, eles podem ajudar a estimular o lado emocional e intuitivo dos seus potenciais clientes, os auxiliando a perceberem as necessidades e soluções para os problemas, para que eles possam tomar decisões acertadas.


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